Blog Dr. Thiago Rocha

MEIAS ELÁSTICAS PARA QUE SERVEM E BENEFÍCIOS

MEIAS ELÁSTICAS PARA QUE SERVEM E BENEFÍCIOS

meias-elasticas

PARA QUE SERVEM AS MEIAS ELÁSTICAS

As meias elásticas servem para melhorar o retorno do sangue dos pés em direção ao coração. Elas comprimem os músculos e promovem a subida desse sangue evitando que fique parado na perna.

COMO FUNCIONAM AS MEIAS ELÁSTICAS

Para entender como funciona, você precisa saber o funcionamento do retorno do sangue para o coração. Basicamente, o sangue sobe por 2 motivos: 1-porque as veias têm válvulas e 2-porque a panturrilha contrai, bem como os outros músculos e essa contração aumenta o retorno venoso pois expulsa o sangue da perna. Se você usar uma meia, e a meia comprimir a panturrilha, a partir daí qualquer movimento pequeno da panturrilha é capaz de fazer esse sangue voltar para o coração.

PORQUE USAR A MEIA ELÁSTICA

Ela melhora o retorno do sangue para o coração, comprime a panturrilha e evita a trombose, ajuda no pós-operatório de cirurgia de varizes e ajuda pós trombose. Entre uma série de outros motivos. Importante salientar que ela não previne o surgimento de varizes e também não faz as varizes desaparecerem.

QUAL MEIA ELÁSTICA USAR?

Eu sempre indico a meia elástica ¾, aquela abaixo do joelho. Essa meia comprime a panturrilha, então qualquer movimento leve da panturrilha somada com a pressão que a meia elástica já está fazendo, melhora o retorno do sangue e evita desse sangue ficar parado na perna. Se você usa uma meia calça ou meia 7/8 (meia até a cintura), essa meia poderia aumentar a compressão na coxa, e se ela apertar mais na coxa do que na panturrilha poderia ter um leve garrote,o que não seria desejável. Existem outras meias no mercado que são muito bem estudadas. A gente pode passar uma meia até a cintura, uma meia até a coxa, mas em geral a meia elástica até a perna é mais fácil de calçar, ela tem mais adesão do paciente e ela funciona tão bem quanto, então por muitas vezes ela funciona melhor.

BENEFÍCIOS DA MEIA ELÁSTICA

A meia elástica evita trombose para todos os voos de avião, viagens de ônibus, viagens de carro muito longa. Ela evita que a pessoa evolua com trombo na perna e risco de morte. Então a gente indica a meia elástica para esses voos, para esses períodos longos de repouso. Ela também é benéfica em pós-operatórios de cirurgias, para pós-operatório de cirurgia vascular e pra quem tem varizes e não vai operar. Muitas vezes pra quem tem sintomas de varizes, a gente indica a meia, só aconselha que vá ao médico angiologista para ser avaliado e receber indicação para este tipo de tratamento.

HOMENS TAMBÉM PRECISAM DE MEIAS ELÁSTICAS

As orientações servem tanto para os homens quanto para as mulheres.

QUANDO ESTÁ LIBERADO DE USAR A MEIA ELÁSTICA

Essa é uma pergunta que todo mundo se incomoda e fala: “Ah, caramba, em pleno verão a gente vai usar meia elástica apertada. Incômoda”. Você tem a expectativa de prevenir o surgimento de varizes usando a meia elástica, isso pode ser frustrado. A meia elástica NÃO previne o surgimento de varizes, ela só melhora a saúde da perna. Pode evitar de no futuro você ter uma piora de suas veias, mas quem tem a característica genética tem uma tendência muito grande de surgir essas varizes, independente da meia. Então, se você não tem dores e cansaço, se sua perna não tem varizes, não fica inchado, e você não está em um avião por exemplo, você não precisa usar meias. E se você usava, na expectativa de reduzir os vasinhos, saiba que não reduz, logo, você está liberada. Abraço, Dr Thiago!

thiagoazevedorocha21