Blog Dr. Thiago Rocha

VARIZES: PRINCIPAIS MITOS E O NOVO TRATAMENTO.

VARIZES: PRINCIPAIS MITOS E O NOVO TRATAMENTO.

mitos-e-novo-tratamento-de-varizes

O QUE PROVOCAM AS VARIZES E OS VASINHOS?

A principal causa é genética. Cada pessoa tem uma tendência genética, e se a sua tendência for ter esses vasinhos, independente do que fizermos, eles realmente irão aparecer com o tempo. Os vasinhos de face, a exposição solar e doenças autoimunes também ajudam a fazer surgir. Mas as varizes têm 3 causas mais importantes: a genética (que é a principal de todas), os hormônios que são altos na gravidez, na menstruação, nas reposições hormonais; e ficar em pé ou ficar sentado muito tempo, que são fatores físicos como obesidade e sedentarismo, cigarro, todos esses fatores que atrapalham a circulação.

APÓS O TRATAMENTO AS VARIZES PODEM VOLTAR?

A resposta é NÃO. Todas as varizes que a gente secar, que a gente tratar, elas desaparecem pra sempre. Outras veias irão surgir. Hoje em dia que a gente usa realidade aumentada, podemos identificar a veia “mãe” que alimenta todas as fininhas, e esse tratamento dá uma longevidade maior, porque a gente trata as fininhas e trata todas as veias nutrícias que alimentam. E isso garante muito tempo livre dessas veias. O exemplo que eu dou é de um jardim, que antigamente era como se arrancássemos as folhas. Hoje em dia a gente raspa o jardim todo, mas daqui a 6 meses outra plantinha pode crescer, não é a mesma, mas a gente tem que continuar cuidando.

QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA VARIZES NO VERÃO?

Em geral podem ser todos, mas precisa conversar com seu angiologista antes. O mais importante é saber que o laser que antigamente não podia ser feito no verão, hoje em dia pode. Tem algumas considerações, algumas regulagens do laser e principalmente evitar de chegar queimada de sol ao consultório, mas o resto do tratamento de varizes é totalmente possível, só não é rápido a ponto de ser tratado imediatamente, mas é possível tratar e é possível ser tratado no verão.

TRATAMENTO DE VARIZES DÓI OU DEIXA MARCAS?

Hoje em dia os lasers são mais profundos, então você tem uma sensibilidade muito menor. Como eu associo o laser com a aplicação, que é o tratamento CLaCS laser, a gente acaba tendo que fazer a aplicação, que é um pouquinho incômodo, mas o laser em si é muito menos doloroso que a maioria dos lasers do mercado. Os cuidados são: você tem que ficar alguns dias sem se expor ao sol e naquele dia não pode fazer academia, no dia seguinte está liberado. Também ficam com algumas marquinhas que com o tempo vai sair e faz parte do tratamento de varizes.

O VERÃO É UMA ÉPOCA PROPENSA AO SURGIMENTO DE VARIZES?

A resposta é não. O que acontece é: durante o calor todas as veias do corpo estão dilatadas, então as pessoas vão perceber o aumento de suas veias, o aumento das varizes que pode ser normal, assim como as veias do braço, as veias do rosto também vão aumentar. E no verão pratica-se mais esportes, então isso pode ajudar, porque a muitos anos já sabe que todas as atividades físicas são melhores que o sedentarismo para prevenir e cuidar das suas varizes.

EXISTE PREVENÇÃO PARA AS VARIZES?

Infelizmente é quase impossível garantir que a pessoa não vai ter varizes. Existem 3 fatores para o surgimento das varizes que são: os hormônios altos, genética e os fatores externos e físicos. A única que podemos mudar são os fatores externos e físicos, então deve-se evitar a obesidade, o sedentarismo, praticar esportes que melhoram a circulação, evitar ficar muito tempo sentado ou muito tempo em pé. Isso ajuda a prevenir, mas quem tem a característica genética é quase impossível garantir que não vão surgir varizes novas.

EXISTEM DICAS CASEIRAS PARA PREVENIR O SURGIMENTO DAS VARIZES?

Existem sim; Você pode elevar as pernas, praticar atividades físicas, movimentar as panturrilhas e fazer massagens podem ajudar, porém não faz desaparecer essas veias. Fortalecer os músculos que é a atividade física talvez seja a mais importante de todas, mas a melhor prevenção é consultar o seu angiologista porque ele vai resolver o problema ao invés de fazer um tratamento paliativo.

VARIZES SÓ APARECEM EM PESSOAS MAIS VELHAS?

Isso não é verdade. Muitas pessoas jovens podem ter varizes desde a puberdade, e essas varizes vão piorando ao longo do tempo. É mais comum a pessoa que tem mais idade ter acumulado mais varizes, mas varizes pode surgir inclusive na infância.

QUAL É A IDADE MAIS COMUM PARA O APARECIMENTO DAS VARIZES?

É na meia idade, mas elas podem surgir desde a infância até pós menopausa.

HOMENS OU MULHERES, QUEM SÃO MAIS PROPENSOS A TER VARIZES?

Varizes acometem mais as mulheres, porém homens também podem ter varizes. A gente trata muitos homens aqui no nosso consultório. Em geral, a parte estética incomoda menos, mas a parte da doença, que a perna fica cansada, pesada e incha no final do dia, essa queixa é muito incômoda para ambos os sexos e o tratamento é para os dois. Homens também podem ter varizes.

O QUE EXISTE DE MAIS NOVO PARA TRATAMENTO DE VARIZES?

O marco que divide o tratamento de varizes é o surgimento da realidade aumentada. Realidade aumentada é o aparelho verde que é capaz de mostrar o tamanho da veia de forma que a olho nu não conseguimos ver, e com isso conseguimos identificar a veia mãe, que é uma veia nutrícia que está a mais de 3mm de profundidade. Sem esse aparelho não conseguimos ver, mas ao ligarmos o aparelho conseguimos identificar a veia nutrícia e a gente consegue tratar essa veia tanto a parte que é não visível quanto a parte visível. É importante lembrar o surgimento do laser e principalmente o desenvolvimento do laser que tem novos comprimentos de onda que conseguem tratar as varizes de uma maneira duradoura e menos invasiva através da pele, e os estudos de associação dos métodos. E isso é uma coisa muito moderna, mas juntar métodos diferentes na mesma veia tem conseguido resultados muito gratificantes e tem melhorado muito os tratamentos de varizes.

QUAIS OS LOCAIS QUE AS VEIAS PODEM SURGIR?

As veias podem surgir em todos os locais do corpo, a gente pode relatar aqui os principais locais. Primeiro as pernas. Todo mundo reclama das varizes das pernas, mas existem aqueles vasinhos do rosto, existem vasos de face que a gente trata muito também, que é tratado só com laser. Existem também vasos no colo, no tórax, no rosto, tem pessoas que tem aqueles vasinhos fininhos nas costas. Então todos esses vasos têm tratamento, procure seu angiologista que tem como resolver.

TENHO UMA VEIA QUE NÃO ME INCOMODA, PRECISO ME PREOCUPAR?

Essa veia vai crescer. Geralmente se for só essa veinha é muito provável que nem com redentor anos você irá morrer disso, mas ela vai ficar pra sempre na perna, porque não existe comprimidinho que se tome e essa veia desapareça ou pare de crescer.

AINDA DÁ TEMPO DE TRATAR AS VARIZES?

A resposta é sim. Sempre é melhor tratar do que deixar as varizes piorando. Existem alguns cuidados, mas é totalmente possível tratar suas veinhas.

5 PRINCIPAIS MITOS NO SURGIMENTO DE VARIZES

  • 1 – Musculação (não causa varizes);
  • 2 – Salto alto (também não);
  • 3 – Cremes ou remédio melhoram as varizes, mito, não melhoram;
  • 4 – Pressão alta, não tem relação com varizes;
  • 5 – Comidas ou chás (nenhum faz as veias nem diminuírem nem melhorarem).

MUSCULAÇÃO CAUSA VARIZES?

Negativo. Todo exercício é melhor do que ser sedentário e a musculação fortalece a panturrilha. A panturrilha é como se fosse o coração da perna, toda vez que ela bombeia joga o sangue pro coração. Assim como uma mamadeira que se você apertar ela espirra leite, a panturrilha quando contrai, o sangue sobe em direção ao coração. Então quanto mais forte e trabalhado é melhor pra sua circulação.

SALTO ALTO CAUSA VARIZES?

Não causa varizes. Isso aí a gente já sabe há muito tempo. Ficar com a panturrilha poderia deixar a perna mais inchada, e o salto “congela” a panturrilha. A regra é trocar um salto por saltinho durante a festa, ao longo do dia movimente sua panturrilha, use sandálias baixas juntos com as altas, porque se ficar o dia inteiro de salto alto a perna vai ficar cansada, mas não significa que causa varizes. Importante lembrar que tem gente que deixa de ir no casamento ou deixa de sair de salto alto, não tem nada a ver ele não vai fazer surgir varizes, isso é mito!

CREMES OU REMÉDIOS PODEM MELHORAR AS VARIZES?

A resposta é não. Isso é mito. Não existe um creme que você vai passar na perna e ele vai desaparecer e nem um comprimido que faça desaparecer ou pelo menos parar de crescer. Eles melhoram sintomas, a dor, o cansaço, ajuda a estimular o sistema linfático. Todo creme poderia ajudar a movimentar esse sangue parado na perna, mas nenhum creme que você passar na perna vai tratar suas varizes.

PRESSÃO ALTA TEM A VER COM O SURGIMENTO DE VARIZES?

A resposta é não. A pressão alta é uma pressão arterial. A gente entende que o sangue sai do coração e vai pro pé através das artérias e volta através das veias. O nosso problema de varizes é problema nas veias, então a pressão alta é pressão arterial, da artéria. Então absolutamente não tem a ver, pessoas que tem pressão alta não necessariamente terão varizes e pessoas que tem pressão normal não necessariamente não terão varizes.

COMIDAS OU CHÁS PREVINEM OU CAUSAM VARIZES?

A resposta é não. Varizes tem característica genética. Independente dos chás que você tomar vai desinflamar a perna, melhorar a saúde, não necessariamente fazer sumir ou fazer melhorar as varizes.

thiagoazevedorocha21