Info Varizes

Dr. Thiago Rocha Angiologia e Cirurgia Vascular

Resumo e princípios básicos

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, consideradas "doentes", que pioram o retorno venoso da circulação. Os principais sintomas são: peso, cansaço, dor nas pernas e os casos mais avançados podem causar dermatites ocre, úlceras venosas, tromboflebites e tromboses.

Funcionamento básico da circulação:

O sangue sai do coração, pelas artérias, para todas as partes do corpo levando oxigênio. Retorna pelas veias, que trazem os restos metabólicos e as hemácias com baixo teor de O2 .Como não existe "coração" no pé para que o sangue retorne (no membro inferior), as veias precisam de válvulas e que os músculos comprimam essas veias, para vencerem o efeito da gravidade.Varizes são veias que se perderam das válvulas ou perderam sua função. O sangue fica retido na veia doente, e esse é o início do problema.

Surgimento:

A principal causa é genética. Em geral outros fatores também contribuem, como elevados hormônios femininos (gravidez, menstruação), ficar horas em pé, sedentarismo e sobrepeso.

Como previnir:

A princípio, não existe uma maneira definitiva. Quem geneticamente tem predisposição, irá desenvolver. Porém, atividades físicas regulares, exercícios para panturrilha, não fumar, controle de peso, entre outros cuidados, podem diminuir a inflamação e o crescimento destas.

Tratamentos:

Se dividem em três tipos de veias. Para veias grossas que saltam da pele, o tratamento é cirurgia de varizes. Para as fininhas, esclero terapia (que é a injeção de líquido no interior que seca essa veia), para veias médias é necessário micro cirurgia.

A principal mudança nos tratamentos mais modernos é o tratamento simultâneo e não cirúrgico dessas veias, tanto fininhas quanto médias. É o tratamento com CLaCS Clique aqui e saiba mais.

Dúvidas frequentes:

Cruzar pernas causa varizes? Não.

Academia: Pode e deve fazer. Informe-se dos demais poréns com seu médico.

Salto alto pode causar varizes? Não.

Retirar safena faz falta? Para os membros não.

Cirurgia precisa de repouso? Sim.

Laser CLaCS precisa de repouso? Não.