Saiba Tudo Sobre as Meias Elásticas

18 de outubro de 2015 by admin0

MEIAS ELÁSTICAS

PARA QUE SERVE A MEIA ELÁSTICA

As meias elásticas servem para melhorar o retorno do sangue dos pés em direção ao coração.

COMO FUNCIONA A MEIA ELÁSTICA

Para entender como funciona, você precisa saber o funcionamento do retorno do sangue para o coração. Basicamente, o sangue sobe porque as veias têm válvulas e porque a panturrilha contrai, e essa contração da panturrilha aumenta o retorno venoso. Se você usar uma meia, e a meia comprimir a panturrilha, a partir daí qualquer movimento pequeno da panturrilha é capaz de fazer esse sangue voltar para o coração.

PORQUE USAR A MEIA ELÁSTICA

Ela melhora o retorno do sangue para o coração, comprime a panturrilha e evita a trombose, ajuda no pós-operatório de cirurgia de varizes e ajuda pós trombose. Entre uma série de outros motivos.

QUAL MEIA ELÁSTICA USAR?

Eu sempre indico a meia elástica ¾, aquela abaixo do joelho. Essa meia comprime a panturrilha, então qualquer movimento leve da panturrilha somada com a pressão que a meia elástica já está fazendo, melhora o retorno do sangue e evita desse sangue ficar parado na perna. Se você usa uma meia calça ou meia 7/8 (meia até a cintura), essa meia poderia errar a compressão na coxa, e se ela apertar mais na coxa do que na panturrilha poderia ter um equívoco. Existem outras meias no mercado que são muito bem estudadas. A gente pode passar uma meia até a cintura, uma meia até a coxa, mas em geral a meia elástica até a perna é mais fácil de calçar, ela tem mais adesão do paciente e ela funciona tão bem quanto, então por muitas vezes ela funciona melhor.

BENEFÍCIOS DA MEIA ELÁSTICA

A meia elástica evita trombose para todos os voos de avião, viagens de ônibus, viagens de carro muito longa. Ela evita que a pessoa evolua com trombo na perna e risco de morte. Então a gente indica a meia elástica para esses voos, para esses períodos longos de repouso. Ela também é benéfica em pós-operatórios de cirurgias, para pós-operatório de cirurgia vascular e pra quem tem varizes e não vai operar. Muitas vezes pra quem tem sintomas de varizes, a gente indica a meia, só aconselha que vá ao médico angiologista para ser avaliado e receber indicação para este tipo de tratamento.

HOMENS TAMBÉM PRECISAM DE MEIAS ELÁSTICAS

As orientações servem tanto para os homens quanto para as mulheres.

QUANDO ESTÁ LIBERADO DE USAR A MEIA ELÁSTICA

Essa é uma pergunta que todo mundo se incomoda e fala: “Ah, caramba, em pleno verão a gente vai usar meia elástica apertada. Incômoda”. Você tem a expectativa de prevenir o surgimento de varizes usando a meia elástica, isso pode ser frustrado. A meia elástica não previne o surgimento de varizes, ela só melhora a saúde da perna. Pode evitar de no futuro você ter uma piora de suas veias, mas quem tem a característica genética tem uma tendência muito grande de surgir essas varizes, independente da meia.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Facebook

2 dias desde

Dr Thiago Rocha

Feliz dia do Médico! A todos os amigos e profissionais da área! Médicos, nesse ano tão difícil..em que soubemos enfrentar com coragem os desafios e também enfrentar nossas incertezas. Esse, um ano será marcado pelo vírus, mas também pela força de cada um de nós 🙏. E de vocês. Vamos em frente pois muita história ainda será escrita em nossas vidas! Uma nova vitória por vir. Um novo dia 😃.. todos os dias! Boa semana a todos ✌. Dr Thiago. ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

5 dias desde

Dr Thiago Rocha

Safena parva LASER. Segurança e tecnologia à serviço da saúde. Bom dia à todos.
🌞📚🙏
... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

1 semana desde

Dr Thiago Rocha

Dia mundial do combate à TROMBOSE venosa. Envie aqui suas dúvidas sobre TROMBOSE! 👇 ... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Dr. Thiago Rocha Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM: 52-76050-1. © 2009 - 2020 Todos os direitos reservados.

Abrir Chat
Tire suas dúvidas
Powered by