Saiba Tudo Sobre as Meias Elásticas

18 de outubro de 2015 by admin0

MEIAS ELÁSTICAS

PARA QUE SERVE A MEIA ELÁSTICA

As meias elásticas servem para melhorar o retorno do sangue dos pés em direção ao coração.

COMO FUNCIONA A MEIA ELÁSTICA

Para entender como funciona, você precisa saber o funcionamento do retorno do sangue para o coração. Basicamente, o sangue sobe porque as veias têm válvulas e porque a panturrilha contrai, e essa contração da panturrilha aumenta o retorno venoso. Se você usar uma meia, e a meia comprimir a panturrilha, a partir daí qualquer movimento pequeno da panturrilha é capaz de fazer esse sangue voltar para o coração.

PORQUE USAR A MEIA ELÁSTICA

Ela melhora o retorno do sangue para o coração, comprime a panturrilha e evita a trombose, ajuda no pós-operatório de cirurgia de varizes e ajuda pós trombose. Entre uma série de outros motivos.

QUAL MEIA ELÁSTICA USAR?

Eu sempre indico a meia elástica ¾, aquela abaixo do joelho. Essa meia comprime a panturrilha, então qualquer movimento leve da panturrilha somada com a pressão que a meia elástica já está fazendo, melhora o retorno do sangue e evita desse sangue ficar parado na perna. Se você usa uma meia calça ou meia 7/8 (meia até a cintura), essa meia poderia errar a compressão na coxa, e se ela apertar mais na coxa do que na panturrilha poderia ter um equívoco. Existem outras meias no mercado que são muito bem estudadas. A gente pode passar uma meia até a cintura, uma meia até a coxa, mas em geral a meia elástica até a perna é mais fácil de calçar, ela tem mais adesão do paciente e ela funciona tão bem quanto, então por muitas vezes ela funciona melhor.

BENEFÍCIOS DA MEIA ELÁSTICA

A meia elástica evita trombose para todos os voos de avião, viagens de ônibus, viagens de carro muito longa. Ela evita que a pessoa evolua com trombo na perna e risco de morte. Então a gente indica a meia elástica para esses voos, para esses períodos longos de repouso. Ela também é benéfica em pós-operatórios de cirurgias, para pós-operatório de cirurgia vascular e pra quem tem varizes e não vai operar. Muitas vezes pra quem tem sintomas de varizes, a gente indica a meia, só aconselha que vá ao médico angiologista para ser avaliado e receber indicação para este tipo de tratamento.

HOMENS TAMBÉM PRECISAM DE MEIAS ELÁSTICAS

As orientações servem tanto para os homens quanto para as mulheres.

QUANDO ESTÁ LIBERADO DE USAR A MEIA ELÁSTICA

Essa é uma pergunta que todo mundo se incomoda e fala: “Ah, caramba, em pleno verão a gente vai usar meia elástica apertada. Incômoda”. Você tem a expectativa de prevenir o surgimento de varizes usando a meia elástica, isso pode ser frustrado. A meia elástica não previne o surgimento de varizes, ela só melhora a saúde da perna. Pode evitar de no futuro você ter uma piora de suas veias, mas quem tem a característica genética tem uma tendência muito grande de surgir essas varizes, independente da meia.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Facebook

5 dias desde

Dr Thiago Rocha

Fotos feitas pela vovó. Uma semana de lindeza do nosso bebê. Cantamos as músicas do vovô Jairo pra ele. As q ele gostava. "Muito lindão, né papai" 👶❤
@kellyperdigao @ednaperdigao @luci86rocha
... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

6 dias desde

Dr Thiago Rocha

(Esse é meu assunto do momento😇) e vamos direto à resposta: O correto é sim, cuidar das varizes ANTES da gestação.
As varizes são veias doentes que atrapalham a circulação, causam dor e diversos sintomas indesejados. Durante a gestação,o útero aumentado irá comprimir a veia cava (veia do abdômen) e causar um "engarrafamento" no retorno do sangue das pernas para o coração!💔. Além disso, aumentam as chances delas se MULTIPLICAREM e piorarem na gravidez.
⭐ Quando você trata antes, vc reduz essa chance.
Além disso, tratar essas varizes,diminui muito todo o desconforto e "inchaço" (edema) normal da gestação. Tratar também traz benefício em relação à prevenção de trombose na gestação, e de outros sintomas.
🍥
😉 MAS NÃO SE PREOCUPE se vc já está gestante e não tratou!😃👆 Não terá problema, 😍 é só conversar com o seu angiologista de confiança, elevar perninhas 5x dia, exercícios (se exercitar na gravidez) e eventualmente usar meia elástica (nem todo mundo precisa meia hein!).

🍥Aos 3 meses do bebê, a nova MAMÃE já poderá tratar as varizes com laser CLaCS.
🍥E saiba que após o parto, 70% dessas veias diminuem e voltam ao que era antes, logo, não se assuste se aumentarem durante a gravidez. E depois é só cuidar. E sempre tem jeito 👍🏻
😍 GOSTOU DESSE POST? MARQUE alguma gestante ou amiga que pretende engravidar!😃
Abraço Dr Thiago
#drthiagorocha #gestante #laser #saúde #mamãe #parto #ginecologia #obstetrícia #gestação #amamentar #gravidez #bebê #amamentação #serfeliz 😉💕
... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

1 semana desde

Dr Thiago Rocha

É possível tratar VARIZES SEM CIRURGIA? Essa é a pergunta chave da medicina e da CIRCULAÇÃO. O mundo mudou,a ciência evoluiu, e SIM 👍🏻, cerca de 86% dos casos de mini-cirurgias e cirurgias maiores podem SIM ser evitados.
Para isso ,o paciente precisa do seu diagnóstico, com doppler feito pelo médico, CLASSIFICAÇÃO do caso de varizes, somado aos novos protocolos de TRATAMENTOS disponíveis.
Essa junção, consegue sim, resultados avançados e duradouros para as difíceis varizes.
Você já fez tratamento,e teve a sensação de que a melhora foi muito abaixo do esperado? 🙋🤔 Escreva 👇 pra gente aqui.
# E marque a amiga que já sofreu com esses vasinhos!
Converse com seu angiologista de confiança!
#drthiagorocha
... Ver maisVer menos

Ver no Facebook

Dr. Thiago Rocha Angiologia e Cirurgia Vascular - CRM: 52-76050-1. © 2009 - 2020 Todos os direitos reservados.

Abrir Chat
Tire suas dúvidas
Powered by